CONSERV

CONSERV é lançado ao público internacional em evento britânico

Compartilhar

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e o EDF (Fundo de Defesa Ambiental) apresentam na próxima segunda-feira (16) duas iniciativas inovadoras para diminuir o desmatamento no Brasil — o programa CONSERV, do IPAM, e a estratégia PCI (Produzir, Conservar, Incluir), do governo de Mato Grosso. O lançamento acontece no evento internacional London Climate Action Week (Semana de Ações Climáticas de Londres).

Divulgado em outubro de 2020 para o público brasileiro, o CONSERV é um mecanismo privado, de adesão voluntária. Ele compensa médios e grandes produtores dos biomas amazônico e do Cerrado por manterem em suas propriedades áreas de vegetação nativa que têm permissão legal para serem desmatadas. Na primeira fase, o programa opera na cidade de Sapezal, em Mato Grosso. A previsão do IPAM é chegar, nos próximos meses, a até 30 contratos em municípios pré-selecionados, uma extensão de pelo menos 20 mil hectares.

A estratégia PCI, por sua vez, é implementada em Mato Grosso desde 2016. Seu objetivo é alcançar o desenvolvimento sustentável por meio do aumento da eficiência do uso da terra. Para isso, estimula a preservação da vegetação nativa, a redução do desmatamento, a proteção dos meios de subsistência dos povos indígenas e a inclusão de pequenos agricultores no caminho do desenvolvimento econômico.

Até 2030, o Instituto PCI pretende ampliar as áreas de florestas plantadas em espaços já abertos no estado de 317 mil hectares para 800 mil hectares, além de compensar 1 milhão de hectares de área passível de desmatamento legal.

As duas iniciativas conciliam produção e conservação e contribuem, na prática, para o alcance das metas climáticas do Brasil, estipuladas pelo Acordo de Paris. Nesse contexto, o produtor rural pode aumentar o cultivo sem suprimir mais vegetação nativa.

O CONSERV e a PCI são modelos escalonáveis, já em execução, capazes de transformar não só a realidade de Mato Grosso, mas de toda a Amazônia.

Por que Mato Grosso?

Mato Grosso, estado que abrange uma área do tamanho da Alemanha e da França juntas (cerca de 90 milhões de hectares), é peça-chave em termos de cobertura florestal e produção agrícola. O MT abriga três importantes biomas – a Amazônia (floresta tropical), o Cerrado (savana) e o Pantanal (áreas úmidas) –, e tem aproximadamente 60% do seu território coberto por vegetação nativa.

Entre 2004 e 2014, o estado reduziu as taxas anuais de desmatamento em mais de 80%, ao mesmo tempo em que aumentou a produção agrícola (80% a mais de soja e 60% a mais de carne). O estado lidera a agricultura no Brasil, é responsável pela produção de 27% da soja e de 18% da carne bovina produzidas no país.

London Climate Action Week (LCAW)

A Semana de Ações Climáticas de Londres é um evento anual que reúne uma variedade de profissionais e comunidades do clima mundial. O evento cria espaço para encontrar soluções no combate às mudanças climáticas.

O quê: London Climate Action Week (Semana de Ações Climáticas de Londres)
Quando: 16 de novembro de 2020, segunda-feira, 13h30 a 15h (horário de Brasília)
Quem: Representantes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Environmental Defense Fund (EDF), e do PCI (Produzir, Conservar, Incluir).
*O evento será em inglês

Clique aqui para registrar sua participação.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente. Nossa missão é promover ciência, educação e inovação para uma Amazônia ambientalmente saudável, economicamente próspera e socialmente justa.

EDF (Environmental Defense Fund)
O Environmental Defense Fund, uma organização social sem fins lucrativos, cria soluções transformadoras para a maioria dos principais problemas ambientais. O EDF vincula ciência, economia, direito e parcerias inovadoras com o setor privado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Programação LCAW. Foto: Divulgação/IPAM

Programação LCAW. Foto: Divulgação/IPAM

 

¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam.org.br

Generated by Feedzy