O CONSERV é um programa inovador de compensação financeira para produtores rurais com excedente de vegetação nativa em suas propriedades, isto é, com áreas acima dos requisitos de reserva legal estabelecidos pelo Código Florestal.
Trata-se de um mecanismo privado e de adesão voluntária, que compensa proprietários rurais por manterem aquela mata que, potencialmente, pode ser suprimida de forma legal.
O objetivo é transformar a mata excedente em um ativo, estabelecendo um valor econômico para o serviço de conservação e criando uma nova opção de renda para o produtor.
O contrato irá operar por um período previamente determinado, com possibilidade de renovação, de acordo com o interesse das partes e a disponibilidade de recursos financeiros.
O CONSERV é um mecanismo privado de adesão voluntária, que estabelece um valor pela mata excedente em propriedades rurais de acordo com uma série de critérios econômicos e ambientais. O valor a ser pago é estabelecido por fatores técnicos e objetivos.
Após a triagem inicial, caso o produtor seja habilitado, é assinado um contrato que estipula qual área deve ser preservada e qual será a remuneração durante a vigência do contrato.
A entrada de produtores no programa em cada município está condicionada à limitação de recursos disponíveis.
Veja aqui um vídeo explicativo do modelo de negócio aplicado no CONSERV.
O site é o principal canal de contato com a equipe e para enviar qualquer dúvida relativa ao CONSERV. Basta acessar o formulário em Fale Conosco.
A partir da assinatura do contrato, o proprietário rural também tem à disposição um sistema de comunicação dirigido, em uma plataforma exclusiva para os participantes do projeto [LINK EM BREVE].
Sim. O site possui uma área dedicada à ouvidoria, na qual é possível enviar elogios, sugestões, reclamações e denúncias. A identidade será preservada.